Taxistas Anunciam Greve de Três Dias 28 a 30 de Julho

Os taxistas de Luanda estão a preparar-se para uma paralisação geral dos serviços de táxi nos dias 28, 29 e 30 deste mês. A decisão foi anunciada pelas principais associações e cooperativas de taxistas, nomeadamente: ANATA, ATA, CTMF, ATLA, CTCS, 2PN e AB-TÁXI.

De acordo com o comunicado, a greve é resultado de várias tentativas de diálogo sem resposta satisfatória por parte das autoridades. Os taxistas reivindicam o preço dos combustíveis, a unificação das tarifas, a remoção de paragens sem aviso prévio, a emissão da carteira profissional, e também a participação nos processos de decisão.

As associações consideram a situação insustentável e afirmam que milhares de motoristas estão à beira da falência. Segundo a nota, a subida constante dos combustíveis tem levado os taxistas a trabalhar jornadas extensas, sem retorno financeiro, apenas para manter os veículos em circulação.

“Não ponham os carros na rua quando soar o apito da alvorada. Ou paramos agora, ou viveremos para sempre como escravos”, alerta a carta aberta endereçada a motoristas e proprietários de táxis.

A paralisação dos serviços poderá causar transtornos significativos para os passageiros de Luanda e arredores. Neste sentido, os taxistas esperam que as suas reivindicações sejam atendidas e que as autoridades tomem medidas concretas para resolver os problemas do sector.